8 de março de 2013

DIA DA MULHER

Olá pessoal tudo bem? Hoje estou passando para desejar um FELIZ DIA DAS MULHERES  para todas nós que somos guerreiras da vida e da blogosfera light.

Também quero dar um SALVE, as mulheres GUERREIRAS que morreram carbonizadas em 1857 em uma fábrica de tecido em Nova Iorque por lutarem pelos seus direitos trabalhistas. 

Infelizmente elas foram massacradas e vítimas de tamanha violência, porém deixaram como legado um espírito de luta e coragem, para que nós MULHERES não tenhamos medo de lutar por nossos direitos e assim conquistarmos mais espaços na sociedade.

Mulher, semente regada e exposta ao sol / Que gera vida no riso e na dor/ no calor materno das mãos do Criador.

Fonte: imagem google


História do dia 8 de Março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Abraços light e ótima sexta-feira !!!

3 comentários:

Fran ;-) disse...

Feliz dia da mulher pra você também!!

Drika disse...

Obrigada pela partilha da informação, eu não sabia disso.
Bijos.

Carla Renata disse...

embora eu ache ke o dia da mulher seja toooooooooodo dia e ke somos realmente o SEXO FORTE.. bem ke podia ter rolado um feriado né.. kkkkk.. bjokas lindeza